Como planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda

Como planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda

Planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda não é tão complicado quanto você imagina. Exige antecedência e atenção? Sim, mas basta seguir o passo a passo deste post e contar com a ajuda de bons profissionais que você vai conseguir ter uma das melhores experiências da sua vida!

Inclusive, arrisco dizer que planejar um intercâmbio de 1 mês é menos complicado do que viajar a turismo para os Estados Unidos ou Canadá, por exemplo.

Vamos ao passo a passo?!

Como planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda

Antes de chegar neste post, você já deve ter tomado duas decisões a respeito do seu intercâmbio. A primeira delas foi a de fazer o curso de 1 mês e a segunda a de escolher a Irlanda como país para curtir essa experiência. Abaixo seguem os próximos passos que vai ter que dar.

Escolha a cidade

O terceiro passo que você vai ter que dar para planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda é decidir em qual cidade vai estudar. Existem várias opções, como Dublin (capital e maior cidade do país), Cork (segunda cidade em importância), Galway, Limerick, Bray, Malahide, Dún Laoghaire, Waterford e Drogheda.

Para te ajudar neste momento, fizemos o post "7 cidades para fazer intercâmbio na Irlanda: vantagens e desvantagens!", dá uma conferida nele, está bem completo!

Entre em contato com uma agência

Depois que você tiver pesquisado e decidido a cidade já estará pronto para procurar a ajuda de uma agência de confiança para te ajudar com os próximos passos.

Mesmo sem decidir a cidade você pode procurar a agência? Claro, inclusive eles podem te ajudar nisso também. Mas o ideal é procurar a agência quando a ideia já estiver um pouco "madura". Geralmente, os consultores aconselham a começar a planejar um intercâmbio de 1 mês com 15 a 12 meses de antecedência.

Se você quiser alguma orientação ou um orçamento, nossos consultores podem te ajudar! Clica aqui para conversar com um especialista em intercâmbio de 1 mês na Irlanda!]

Escolha a escola

Um dos passos mais importantes ao planejar um intercâmbio de 1 mês é a escolha da escola que você vai estudar. Por isso, fizemos o post "Escolas para estudar em Dublin: qual é a melhor para você?", que vai te ajudar nesta decisão.

Na Irlanda existem muitas opções de escolas, principalmente em Dublin. O principal fator limitante neste momento é o orçamento do intercambista. É interessante você ter em mente, também, qual é o seu principal objetivo com o intercâmbio, pode parecer estranho, mas nem todo mundo deseja ir para aprender inglês.

Assim, se você tiver um orçamento mais enxuto e desejar mesclar o aprendizado com a experiência de viver em outro país, pode optar por uma escola custo x benefício. Se quiser focar no aprendizado e tiver um nível básico, uma escola premium pode ser a melhor escolha.

Aconselhamos deixar suas opções um pouco abertas quando estiver analisando os orçamentos. Algumas escolas são boas por certos motivos e outras são boas por motivos diferentes, não quer dizer que sejam ruins, só oferecem vantagens diferentes, entendeu?!

Escolha a acomodação

Outra escolha importante é decidir onde vai morar durante o intercâmbio. Basicamente, na Irlanda, você terá a opção de casa de família, residência estudantil, república, hotel e hostel.

Quando falamos em planejar um intercâmbio de 1 mês as opções mais populares são residência estudantil e casa de família.

Na casa de família o intercambista terá uma imersão cultural maior, pois terá a chance de conhecer um pouco sobre o dia a dia de uma família irlandesa. Já, na residência estudantil você vai conviver com outros estudantes, possivelmente de várias partes do mundo.

Para ler mais sobre as vantagens e desvantagens dos tipos de acomodação, dá uma conferida no post "Tipos de acomodação para intercambistas na Irlanda".

Providencie a documentação obrigatória

Você vai precisar dos seguintes documentos para planejar um intercâmbio de 1 mês na Irlanda:

- passaporte;

- passagem de ida e volta;

- carta de matrícula no curso - não é obrigatória, mas serve para demonstrar o intuito da viagem;

- comprovante de acomodação - pode ser que na imigração eles peçam para ver o comprovante de onde você ficará hospedado durante o intercâmbio.

- dinheiro ou comprovação financeira - quem vai passear ou estudar precisa comprovar que pode se custear no continente durante o período das férias ou do intercâmbio.

- seguro saúde - não é obrigatório para entrar na Irlanda, mas poderá ser cobrado se você for visitar algum dos países que fazem parte do Acordo de Schengen, como França, Itália, Alemanha, Espanha. O Reino Unido não faz parte.

Muitos intercambistas providenciam o passaporte antes mesmo de começar a fazer orçamentos e planejar o intercâmbio de 1 mês. Nossa sugestão é deixar para providenciar o passaporte 6 a 8 meses antes do embarque, pois assim você não "desperdiça" a validade dele. Isso mesmo, para quem não sabe o passaporte tem data de validade, sendo 10 anos atualmente.

Sobre a carta de matrícula, ela é opcional, pois brasileiros podem ficar até 90 dias na Irlanda, sem necessidade de visto. Contudo, ter a carta de uma instituição de ensino vai dar mais segurança para o oficial da imigração te deixar entrar no país.

Com relação a comprovação financeira, o mais aconselhável é levar algum valor em espécie, cartão de crédito internacional e algum cartão de débito (tipo o Visa Travel Money).

Por fim, no que diz respeito ao seguro saúde, apesar dele não ser obrigatório, é aconselhável. Custos com atendimento médico fora do Brasil são bem elevados e imprevistos podem acontecer. Você pode ficar doente ou sofrer um acidente e se não tiver um seguro poderá gastar uma nota! Faça um orçamento do seguro saúde e após decida se vai querer contratar alguma assistência.


Leia também:

- 11 dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio de 1 mês na Irlanda

- 7 dicas para aproveitar o intercâmbio de estudo e trabalho!


Esse foi o nosso guia para te ajudar a planejar um intercâmbio de 1 mês! Ainda ficou com alguma dúvida? Deixa aí nos comentários ou entra em contato com a gente!

Ahh, e para não perder os próximos posts, já curte nossa página do Facebook.

Até mais!

Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.